O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, lembra, na semana em que se assinalou o Dia Mundial do Queijo, que os Açores produzem anualmente 32 mil toneladas do alimento. “Os queijos açorianos são de elevada qualidade nutricional e assumem uma identidade própria, característica da nossa Região, de alto valor histórico e com futuro. Trazem consigo genuinidade e projectam sustentabilidade. Os queijos açorianos são uma das nossas impressões digitais”, sustenta o governante.
O secretário Regional destaca também “a importância e o papel que o queijo representa na economia” dos Açores, saudando e enaltecendo todos aqueles que contribuem para tal. “O queijo desperta a conexão entre a cultura e o convívio social. Temos uma riqueza infinita de sabores que enaltecem a nossa gastronomia e as nossas ilhas”, prossegue António Ventura.
“A produção regional contribui de forma muito relevante para a sustentabilidade da economia, da valorização dos produtos e para a atractividade turística por via da gastronomia e tradição a si associadas. Os queijos produzidos nos Açores têm sido premiados em vários concursos nacionais e internacionais o que atesta a sua qualidade intrínseca”, concretiza o secretário Regional.
Agricultura e Mar