A ANPROMIS — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo realiza a 10 de Julho, o Dia de Campo InovMilho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, onde será inaugurado um Centro de Formação para produtores e técnicos e apresentada a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, na presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
O Centro de Formação e Demonstração e a Agenda de Inovação são iniciativas do InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, cuja missão é implementar uma estratégia de desenvolvimento e inovação destas culturas.
Parceria com INIAV
O primeiro passo do InovMilho foi dado em 2013, com a assinatura do protocolo de revitalização da Estação Experimental António Teixeira, pela ANPROMIS e o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; em 2015, o Centro foi formalmente constituído por 34 entidades parceiras.
Agora, em 2018, é dado mais um importante passo com a criação de um espaço de formação aberto ao sector e apresentada a Agenda de Inovação, que orientará as políticas públicas e promoverá a competitividade da fileira do milho e sorgo através do uso mais eficiente dos recursos produtivos.
Os ensaios de variedades de milho, que desde 2014 são realizados na Estação Experimental António Teixeira, estão este ano centrados em algumas variedades com maior aptidão para uso na alimentação humana, um tipo de milho cada vez mais procurado pela indústria transformadora. Algumas das principais empresas do mercado testam as suas sementes, fertilizantes e herbicidas nos ensaios do InovMilho.
30 anos
A ANPROMIS completa este ano 30 anos de existência, uma data que será assinalada neste dia de campo, com a presença de várias centenas de participantes, entre os quais o ministro da Agricultura.
As três décadas de actividade da ANPROMIS têm sido marcadas pela sua “reconhecida capacidade de mobilização dos agentes do sector; pela defesa activa dos interesses dos produtores nacionais de milho e sorgo junto do poder político, pelo seu contributo para um tecido produtivo tecnologicamente evoluído e inovador e pela defesa do regadio enquanto factor de competitividade da agricultura portuguesa”, realça fonte da associação.
Durante esta iniciativa será de igual modo dado especial destaque à Estratégia Nacional para a Promoção da Produção Nacional de Cereais, recentemente apresentada em Elvas, que constitui uma aposta decisiva para o nosso país voltar a adquirir um grau de auto-abastecimento em cereais que permita assegurar a necessária soberania alimentar, num panorama de crescentes incertezas quanto às estratégias comerciais que vão seguir os principais países exportadores.
Agricultura e Mar Actual