A psila-africana-dos-citrinos (Trioza erytreae ), vector da doença Citrus Greening, está pre-sente em Portugal continental e a DRAP LVT – Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo alerta que encontra-se presente nos concelhos de Alcobaça, Almada e Sintra.
Em Aviso Agrícola, a DRAP LVT informa que o insecto Tryoza erytreae está presente em Portugal continental desde 2015, ocupando já uma área considerável, com incidência na orla marítima Norte e Centro de Portugal continental.
De entre as espécies afectadas, aquela Direcção destaca, pela sua importância, os citrinos como laranjeira, limoeiro, tangerineira, limeira e toranjeira embora afecte igualmente, os géneros Fortunella, Poncirus e seus híbridos, Casimiroa, Clausena, Choisya, Murraya, Vepris e Zanthoxylum. Não ataca frutos e sementes.
Este fato obriga à implementação de medidas especiais de contenção as quais se aplicam a todos aqueles que detenham espécies vegetais susceptíveis a esta praga.
Medidas
Diz o Aviso da DRAP LVT que entre estas medidas é importante saber que, “com base no conhecimento comprovado da presença do insecto se estabelecem zonas especiais de contenção conhecida por zona demarcada, em redor desses locais”.
“Se pretende adquirir, ou comercializar de qualquer forma ou realizar quer tipo de acção que inclua qualquer das espécies acima referidas informe-se das regras que deverá cumprir”, salienta o Aviso.
Para conhecer em particular quais as áreas afectadas e as medidas fitossanitárias de contenção/erradicação deste insecto consulte o site da DRAP LVT aqui ou o da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária aqui.
Para qualquer informação adicional ou comunicação de aspectos suspeitos utilize o e-mail prospeccao@draplvt.gov.pt.
Agricultura e Mar Actual