A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar o documento “Suíça – Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar”.
A Suíça é uma das economias mais prósperas, modernas e competitivas, com um PIB per capita dos mais elevados do mundo, estimado em 2015, segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), em 82.204 USD.
Com uma população superior a oito milhões de habitantes, é o trigésimo maior importador mundial de produtos agro-alimentares e o décimo quarto em termos europeus.
Em 2015, o sector agro-alimentar representou, só por si, 17% do total das exportações portuguesas de bens para o mercado. Portugal exportou para a Suíça 78,9 milhões de euros de produtos agro-alimentares, mais 3,9% do que no ano anterior e um acréscimo de 24 milhões de euros face a 2011.
As principais cadeias de retalho
Este Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar na Suíça, agora editado pela AICEP, é uma publicação de carácter prático que identifica as principais cadeias de retalho alimentar presentes no mercado suíço, com detalhe para as cidades de Zurique, Genebra, Basileia e Berna, e sinaliza as principais áreas de oportunidade no sector agro-alimentar. Inclui, ainda, uma abordagem breve do comércio online na Suíça, com indicação dos principais players nos sectores de alimentação e vinhos.
O documento pode ser consultado no site da AICEP aqui.
Agricultura e Mar Actual