Os sectores da restauração e bebidas e do alojamento turístico estão a passar por um cenário de insolvências em massa, como demonstram os três últimos inquéritos mensais. Assim, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com a consultora Moneris, lançou o PRE – Programa de Revitalização de Empresas.
Este programa, que já se encontra acessível às empresas, tem como objectivo disponibilizar um conjunto de ferramentas que evitem o recurso judicial de insolvência. E está disponível em todo o território nacional, continente e regiões autónomas, e abrange todas as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico.
O PRE analisa a situação económica de cada empresa, apresentando-lhes um plano integrado que permita a sua viabilidade, evitando o seu encerramento e a destruição dos seus postos de trabalho, que se desenvolve ao longo de três fases.
A “Fase 1” passa pelo diagnóstico: análise à situação actual da empresa e definição das principais linhas de acção a desenvolver para recuperar o negócio; a “Fase 2”, pelo plano de recuperação: mediante o diagnóstico, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e acções a concretizar; já a “Fase 3” trata do modelo de recuperação: tal como para a “Fase 2”, também esta etapa é opcional. Aqui chegados, desenvolvem-se os modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado e especializado.
Evitar a destruição parcial do tecido empresarial
Com este programa, procura a AHRESP evitar a destruição parcial do tecido empresarial destas actividades económicas, que “nesta altura se apresenta como inevitável para muitas empresas”.
“Pretende-se assim, que as empresas aderentes ao PRE possam encontrar soluções de revitalização, procurando-se simultaneamente a modernização das suas actividades”, refere uma nota de imprensa da Associação.
Agricultura e Mar Actual