A Agros — União das Cooperativas de Produtores de Leite, com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, promove na próxima sexta-feira, 3 de Setembro, no seu auditório, um encontro com o objectivo de debater a nova Política Agrícola Comum (PAC) e as perspectivas do Plano Estratégico, instrumento de aplicação nos próximos anos da PAC, recentemente aprovada, no nosso País.
O debate realiza-se durante a Cerimónia do Sector Leiteiro “No Coração do Leite”, no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim, a partir das 10h30. E surge como um momento simbólico no sentido de assinalar a data de realização da 8.ª edição Agro-Semana – Feira Agrícola do Norte, que face à situação epidemiológica do novo Coronavírus – CO-VID-19, será adiada para o ano de 2022.
O presidente da Agros, José Capela, apresentará na sua intervenção os aspectos e reivindicações mais relevantes do sector do leite na actual conjuntura.
Já o presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Santos Gomes abordará, na sessão de encerramento, algumas das prioridades que, na perspectiva da Confederação, devem ser consideradas na situação actual e nos próximos anos, como a regulamentação da aplicação da nova PAC, a “exorbitante subida dos custos dos factores de produção, as ajudas à produção de cereais e em especial ao milho silagem, a contínua e asfixiante política comercial das grandes superfícies, a situação complexa da produção de leite nos Açores, entre outras situações que preocupam os agricultores portugueses e que vêm penalizando os seus rendimentos”.
O evento será transmitido no YouTube, aqui.
Agricultores em conflito com ministra
Relembre-se que são cada vez mais as organizações de agricultores a entrarem em colisão com a ministra da Agricultura.
A Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais e a Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo anunciaram que “suspendem participação na Comissão de Acompanhamento da ENPPC — Estratégia Nacional para a Promoção da Produção dos Cereais”.
Uma semana antes, a direcção da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal tomou a decisão, “de ora em diante, e no estrito âmbito da discussão do PEPAC — Plano Estratégico da PAC [Política Agrícola Comum], remeter todos os seus contributos directamente” ao primeiro-ministro, António Costa.
Agricultura e Mar Actual