O projecto Agrogaia realiza a primeira visita a duas quintas biológicas — Quinta do Ameal e Quinta da Torre —, no próximo dia 14 de Março. A participação é gratuita e tem transporte assegurado. Trata-se de um projecto liderado pela Adritem – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia.
Esta é “mais uma iniciativa enriquecedora, que aproxima os participantes da terra e lhes permite conhecer de perto as práticas agrícolas sustentáveis, os benefícios da agricultura biológica e ainda usufruir de trocas de experiências na área agrícola”, refere uma nota de agenda da Adritem.
A iniciativa é gratuita com inscrição obrigatória, clique aqui para se registar, até 8 de Março. Serão aceites 50 inscrições.
A organização pede aos participantes para levarem “um almoço partilhado para desfrutarmos durante a visita”.
Programa:
- 8h30 – D. João II (Metro) Av. Vasco da Gama – Vila Nova de Gaia
- 9h30 – Penafiel – Quinta do Ameal
- 11h00 – Tertúlia (partilha de experiências)
- 12h30 – Almoço partilhado na Quinta
- 14h00 – Felgueiras – Quinta da Torre
- 15h30 – Tertúlia (partilha de experiências)
- 16h30 – Regresso a Vila Nova de Gaia
Projecto Agrogaia
O projecto Agrogaia tem como objectivos o aconselhamento técnico agrícola para adopção de práticas inovadoras baseadas em processos produtivos mais sustentáveis; a diversificação económica das explorações com oferta de actividades pedagógicas, ambientais e sociais; e a reconversão da agricultura convencional em modo de produção biológico.
Por outro lado, tem também como objectivos a incorporação de princípios de agroecologia e tecnologia na produção e comercialização agrícola; a valorização das funções sociais, económicas e ambientais da pequena agricultura; a organização de redes de agricultores e consumidores; e a promoção da comercialização nos mercados de proximidade e venda directa nas explorações agrícolas – apoio à comercialização em Circuitos Curtos.
O público-alvo deste projecto são as micro, pequenas e médias empresas (PME), os agricultores, produtores e/ou empresários do sector agrícola (ENI) e as PME e ENI com actividade no município.
Agricultura e Mar