A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal volta aos protestos “contra a incompetência de quem nos governa”. Desta vez, nas Caldas da Rainha, a 2 de Março, com encontro marcado para as 11 horas, em frente às instalações da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste).
Relembre-se que a Confederação dos Agricultores de Portugal prometeu uma série de protestos e manifestações contra a extinção das Direcções Regionais de Agricultura. A primeira aconteceu a 26 de Janeiro, em Mirandela, e juntou mais de 80 organizações de produtores agrícolas, pecuários e apícolas, mais de 5.000 manifestantes e 150 tractores em marcha lenta, que se apresentaram à porta da sede da Direcção Regional de Agricultura do Norte (DRAP Norte).
Seguiu-se Castelo Branco, a 30 de Janeiro, “em protesto contra o desnorte político do Governo, que acaba de desferir mais uma machadada no Ministério da Agricultura, com a extinção da Secretaria de Estado da Agricultura”.
Já a 9 de Fevereiro, uma longa fila de cinco quilómetros composta por mais de 350 tractores e 50 carrinhas invadiu as ruas de Portalegre, numa marcha lenta que voltou a juntar os agricultores portugueses em protesto. Mais de 1.500 agricultores marcaram presença numa manifestação que contou com o apoio de mais de seis dezenas de associações do sector.
Agricultura e Mar