Início / Agricultura / Agricultores do Açores têm novo sistema de abastecimento de água que racionaliza quantidades fornecidas

Agricultores do Açores têm novo sistema de abastecimento de água que racionaliza quantidades fornecidas

Os agricultores açorianos vão ter um novo sistema de abastecimento de água que “disciplina e racionaliza as quantidades de água a fornecer, evitando que esta água seja utilizada por outras actividades económicas”. Um sistema “de uso exclusivo para os agricultores que possuem uma chave electrónica de acesso ao abastecimento da água”.

O anúncio foi feito hoje, 3 de Outubro, pelo secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, adiantando que “está a ser instalado em todas as ilhas o novo sistema de abastecimento de água” e que o primeiro terreno a receber este sistema está situado na freguesia da Terra-Chã, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

“Este é um passo importante para a sustentabilidade do abastecimento de água à agricultura e na gestão global da captação, armazenamento e abastecimento de água. Todos os novos postos de abastecimento de água passarão a contar com estas características de sustentabilidade”, assevera o governante em nota de imprensa.

Para o secretário Regional o investimento do IROA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário nas acessibilidades agrícolas, designadamente os caminhos, “constitui um investimento público que vai para além da agropecuária, sendo vias de multiuso” cada vez “mais importantes para a circulação turística e para a circulação das comunidades locais para lazer, saúde e desporto”.

O IROA inaugurou na semana passada duas empreitadas ao nível de abastecimento de água e caminhos agrícolas no valor de 380 mil euros, no concelho de Angra do Heroísmo.

Relativamente ao abastecimento de água agrícola foi executada uma empreitada do prolongamento da rede nas Veredas, que contempla um ponto de abastecimento com chave magnética de controle, uma conduta distribuidora de 2.400 metros, com 27 ramais à parcela, e que abrange uma área de 380 hectares.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.