A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve – Agricultura e Pescas (CCDR Algarve), com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o sector agroalimentar algarvio, apresenta uma campanha de vídeos curtos que narram, na primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos comunitários. O objectivo é divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanha também a evolução deste sector estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa. A Mil Plantas, um viveiro especializado em citrinos, oliveiras e árvores ornamentais, é a quinta empresa a ser apresentada.
A empresa começou com as plantas ornamentais em 2008, aproveitando a crescente tendência no mercado da construção, para o uso de árvores e arbustos no paisagismo. Quase paralelamente, a Mil Plantas investiu também em fruteiras, nomeadamente oliveiras e citrinos, dando resposta à agricultura da região, refere uma nota de imprensa da CCDR Algarve.
Com destino aos viveiros da região, em 2023, foram vendidas 67.596 árvores de fruto no Algarve, registando-se, em relação ao ano anterior, um crescimento de vendas na ordem dos 15%.
A espécie frutícola mais vendida é a laranjeira comum ou doce (Citrus sinensis), mais de 15.000 árvores por ano, seguida do limoeiro e da alfarrobeira, ambas na ordem dos 10.000 exemplares (Fonte: Instituto Nacional de Estatística).
No que respeita à venda directa a agricultores, registou-se um maior número de vendas nas sub-regiões do centro e barlavento.
Agricultura e Mar