Início / Featured / Açores. Secretário Regional do Mar e das Pescas defende maior envolvimento da população na campanha SOS Cagarro

Açores. Secretário Regional do Mar e das Pescas defende maior envolvimento da população na campanha SOS Cagarro

O secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, marcou presença, em Santa Maria, no arranque da 28ª edição da Campanha SOS Cagarro nos Açores. Esta campanha desenvolve-se de 15 de Outubro a 15 de Novembro, o período considerado crítico em que ocorre a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o seu primeiro voo oceânico e é organizada em duas vertentes essenciais: a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.

Segundo o governante, trata-se de “uma iniciativa de vital importância para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, para os Açores e sobretudo para a preservação desta espécie”, destacando as múltiplas actividades de sensibilização e educação ambiental realizadas em parceria com diversas entidades públicas e privadas, para protecção de uma espécie que nidifica nos Açores cerca de 75% da sua população mundial.

Trata-se de uma campanha, coordenada pela Direcção Regional de Políticas Marítimas com o apoio logístico da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que envolve a comunidade e diversas entidades no resgate de cagarros juvenis encontrados em situações de perigo, assegurando a sua sobrevivência, com posterior devolução ao mar, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

“É com orgulho que constatamos que alguns dos cagarros salvos há mais de sete anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e perpetuar a espécie”, declarou Manuel São João.

E prosseguiu: “pretendemos reforçar a aposta na inovação desta campanha, através da auscultação e maior envolvimento da população açoriana, de organizações não governamentais e do poder local, numa união que será extremamente profícua para o alcançarmos cada vez melhores resultados”.

Investimento nas brigadas científicas

Para tal, impõe-se o investimento em melhores condições para as brigadas científicas, dotando-as dos equipamentos necessários para um resgate seguro de cada ave, além de melhor coordenação na distribuição e recolha de caixas de acondicionamento, bem como na construção dos já conhecidos “Hotéis dos Cagarros”, avança a mesma nota.

Manuel São João assumiu a necessidade de estender as actividades de sensibilização às escolas de todas as ilhas, “com o objectivo de inovar e aumentar o espectro de acção, em prol da preservação da biodiversidade e sobrevivência desta tão acarinhada espécie”.

Portal SOS Cagarro

No portal SOS Cagarro é possível efectuar o registo dos animais salvos, por duas vias: no próprio sítio web ou através do QR Code disponível nas caixas de salvamento e nos materiais de divulgação, contribuindo assim para um maior conhecimento do comportamento das aves e evolução da campanha.

Está também disponível a linha gratuita SOS Ambiente 800 292 800 (24/7 para números nacionais), para auxiliar qualquer cidadão que encontre um cagarro e não disponha de meios para proceder ao seu salvamento ou, o caso o animal se encontre ferido. Paralelamente, existe um endereço electrónico de contacto – cagarro@azores.gov.pt -, para solicitar dados da campanha, informação adicional ou outro assunto relacionado com a mesma.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.