Início / Agricultura / Açores e Madeira enviam carta à ministra da Agricultura. Pedem respostas da União Europeia para crise no sector

Açores e Madeira enviam carta à ministra da Agricultura. Pedem respostas da União Europeia para crise no sector

O Governo Regional dos Açores enviou, em conjunto com o Governo da Região Autónoma da Madeira, uma carta à ministra da Agricultura requerendo respostas urgentes e adequadas para o aumento dos custos de produção do sector agrícola e pecuário.

A missiva, assinada pelos respectivos presidentes, José Manuel Bolieiro e Miguel Albuquerque, solicita que, no Conselho de Agricultura a decorrer no próximo dia 17 de Janeiro, em Bruxelas, “Portugal defenda junto dos restantes Estados-membros e da Comissão Europeia a necessidade de ser encontrada, ao nível europeu, uma resposta adequada à presente crise, em particular para as regiões mais vulneráveis, como as Regiões Ultraperiféricas”.

“Como é do conhecimento geral, nos últimos meses os custos de produção do sector agrícola têm conhecido um agravamento forte e contínuo, devido ao aumento dos preços dos diversos factores de produção, em particular dos cereais utilizados para a alimentação animal, dos fertilizantes e dos combustíveis”, pode ler-se na carta que foi remetida a Maria do Céu Antunes, avança uma nota de imprensa enviada pelo Executivo açoriano.

Impacto da crise é “particularmente agravado nas Regiões Autónomas”

Os Governos dos Açores e da Madeira reconhecem que o impacto da crise se faz sentir em todo o sector agrícola da União Europeia, sublinhando que ele é “particularmente agravado nas Regiões Autónomas portuguesas em consequência de todos os factores que determinam a sua condição ultraperiférica”.

Recordam ainda que essa necessidade de ter em consideração as RUP havia sido reconhecida, por iniciativa de Portugal e Espanha, nas conclusões do Conselho da Agricultura de Dezembro de 2021 sobre o Plano de Contingência “para garantir o abastecimento alimentar e a segurança alimentar em tempos de crise”.

“Esta situação crítica, em parte gerada pela crise da covid-19 é muito preocupante e tem tido um forte impacto negativo nos sectores agrícolas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, pondo já em causa a viabilidade e continuidade de muitas explorações agrícolas e actividades conexas”, frisam ainda na mensagem dirigida à titular da pasta da Agricultura no Governo da República.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.