Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise a cotação média nacional do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) subiu em relação à semana anterior (+25 cêntimos / kg); estabilidade das cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru vivo (de 14 a 15 kg).
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi muito animada. Pontualmente a oferta não é suficiente para satisfazer a procura, nomeadamente no frango da maior classe de peso, pelo que há entrada de peças do mercado externo.
No caso do peru a procura de peças está animada e há escassez destes produtos devido aos surtos de Gripe das Aves na Europa, nomeadamente em Itália. Subida de cotações do peru abatido (+50 cêntimos / kg), da perna de peru (+30 cêntimos / kg) e do peito de peru (+20 cêntimos / kg).
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Completa estabilidade de cotações.
Nota: As cotações do peru abatido incluem nesta altura do ano também as cotações da perua abatida.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.
Na Beira Litoral a oferta foi abundante e a procura muito animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. Apesar da oferta estar a aumentar, a procura está acima do normal para a época e a oferta revela-se insuficiente.
De referir que se registam na Europa alguns focos de Gripe Aviária, o que condiciona um pouco a oferta externa. No que se refere às cotações não se registaram quaisquer alterações em relação à semana passada nos ovos de gaiola, na produção e classificados, nem nos ovos classificados de solo e ar livre.
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura foi relativamente animada. Completa estabilidade de cotações.
Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar