Início / Agricultura / OE 2025. Rejeitada proposta do PAN de presença de veterinários nas embarcações de transporte de animais vivos

OE 2025. Rejeitada proposta do PAN de presença de veterinários nas embarcações de transporte de animais vivos

A proposta da deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025), para que o Governo assegurasse “a presença de médicos-veterinários a bordo de todas as embarcações destinadas ao transporte marítimo de animais vivos”, foi rejeitada em Comissão de Agricultura e Pescas.

Inês de Sousa Real pretendia ainda que o Governo assegurasse a nomeação, por via da DGAV — Direcção-geral de Alimentação e Veterinária, de médicos-veterinários que assegurassem “o acompanhamento das operações de carga e descarga de animais sujeitos ao transporte marítimo, quer em território nacional, quer no país de destino, em articulação com as autoridades veterinárias transfronteiriças”.

Por outro lado, defendia, durante o ano de 2025, a revisão das normas do transporte marítimo de animais vivos, “com vista ao reforço da sua protecção durante o transporte, promovendo a aplicação de uma moratória até 1 de Janeiro de 2026 para o fim do transporte de animais vivos para países terceiros e a limitação do transporte para outros estados-membros ou em território nacional”.

A deputada única do PAN propunha ainda a “criação de uma linha de incentivos financeiros à reconversão dos trabalhadores do sector em apreço, em termos a regulamentar, no prazo de 90 dias após a publicação da presente lei”.

“A presença de médicos-veterinários que assegurem o acompanhamento das operações de descarga e carga de animais sujeitos ao transporte marítimo é condição mínima para promover o estrito cumprimento das normas de bem-estar animal aplicável para além das regras sanitárias existentes”, explica aquela deputada na sua proposta de alteração ao OE 2025, que pode ler aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Foto: CAMB

INE prevê aumento de 15% na produtividade do olival

Partilhar              As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Outubro, apontam para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.