O Politécnico de Coimbra vai promover, através da Escola Superior Agrária (ESAC-IPC) e do Gabinete de Interface com a Comunidade (GIC) do IPC, a primeira edição da Escola de Verão ESAC-IPC.
Trata-se de uma semana imersiva destinada a estudantes do ensino básico e secundário, realizada no âmbito do projecto Farm4Future, aprovado pelo PRR – Impulso Mais Digital – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias., refere uma nota de imprensa da Agrária de Coimbra.
A semana irá decorrer entre os dias 8 e 12 de Julho, uma semana em que 40 estudantes do 3º ciclo e secundário dos Agrupamentos de Escola de Arganil e Penacova, terão a oportunidade de conhecer os vários espaços e actividades desenvolvidas na ESAC, os serviços de apoio, as oportunidades de estudo, de cultura e desporto que a ESAC-IPC dispõem.
Foi preparada uma semana muito dinâmica, com actividades lúdicas e pedagógicas, com diversas oportunidades para aprender em ambiente de diversão e trabalho de equipa, adianta a mesma nota. São exemplos de actividades a “Caminhada Ecológica – À Descoberta dos Ecossistemas”, “Balbúrdia na Quinta – O Mundo Animal da Agrária”, “Ciência p’ró Lanche – Gastronomia Molecular e Fabrico de Queijo”, “iAgro – O Mundo Desconhecido da Agricultura do Futuro”, entre outras.
Farm4Future
O projecto Farm4Future pretende proporcionar experiências disruptivas aos estudantes do ensino secundário e profissional, através do contacto directo com as áreas de ensino da ESAC, nomeadamente ambiente, floresta, agro-alimentar, biotecnologia e agronomia e zootecnia e com projectos de demonstração relacionados com a transição digital e transição verde.
O objectivo é demonstrar aos estudantes o interesse e a importância destas áreas. Nesta primeira edição, a iniciativa vai acolher 40 estudantes, sendo objectivo do Politécnico de Coimbra acolher cerca de 400 estudantes em edições a realizar ao longo dos anos de 2024 e 2025.
Agricultura e Mar