A facturação das empresas de trabalho temporário em Portugal cresceu 10,2% em 2023, atingindo os 1.800 milhões de euros, fruto do aumento da actividade empresarial e da procura de mão-de-obra.
Segundo a análise da Informa D&B, no conjunto dos últimos 3 exercícios este sector registou um crescimento na facturação superior a 50%. É de esperar que o crescimento se mantenha em 2024 e 2025, embora a um ritmo inferior, em consequência de previsões macroeconómicas menos favoráveis.
O número de empresas autorizadas a exercer actividade no sector de trabalho temporário em Portugal era de 250 em Dezembro de 2023, valor ligeiramente superior ao registado no final do exercício anterior.
A zona de Lisboa, com um total de 125 empresas, e a zona Norte, com 76 operadores, eram as que concentravam o maior número de empresas. Nas restantes zonas localizavam-se menos de vinte sociedades autorizadas.
A oferta sectorial caracteriza-se por um alto grau de concentração, com as cinco principais empresas em termos de facturação a deterem em 2022 uma quota de mercado conjunta de 33%, que sobe para 45% quando consideradas as dez principais.
A Informa D&B é especialista no conhecimento do tecido empresarial. Disponibiliza o acesso a informação actualizada e relevante sobre a actividade de empresas e gestores, fundamental para a condução dos negócios dos seus clientes.
Agricultura e Mar