A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia promoveu, no passado dia 18 de Abril, na Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos (EPAV), em Colares, uma reunião de trabalho para a definição de estratégias de valorização da maçã reineta de Sintra.
A iniciativa contou com a presença de vários produtores de maçã reineta e diversas entidades com interesse na valorização deste produto, em particular o município de Sintra, a freguesia de São João das Lampas e Terrugem, a Cooperativa Agrícola de Sintra, a Associação Empresarial de Sintra, a EPAV e a União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia.
Estiverem também presentes responsáveis e técnicos do Banco Português de Germoplasma e da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, refere uma nota de imprensa da A2S.
Após um período destinado ao debate e reflexão sobre necessidades e identificação de possíveis estratégias de valorização da maçã reineta produzida em Sintra, seguiu-se uma visita técnica ao pomar de maçã reineta instalado na EPAV.
Esta iniciativa insere-se nas actividades do projecto de cooperação transnacional SAL – Sistemas Alimentares Locais, que nos seus objetivos prevê a promoção e a redescoberta da importância dos produtos alimentares locais e das suas variedades tradicionais, esquecidos ou em vias de extinção e o seu aproveitamento e valorização.
Este projecto é desenvolvido por vários Grupos de Acção Local de Portugal e pela Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Protecção do Ambiente (ADAPPA), de São Tomé e Príncipe e conta com o apoio do PDR 2020.
Agricultura e Mar