A 40ª Ovibeja abre portas já na terça-feira da próxima semana, dia 30 de Abril, inaugurada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, em sessão agendada para as 11h00. Relembre-se que na edição de 2023, a ACOS, organizadora da Ovibeja, decidiu não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame. Nem qualquer membro do Governo.
“É claro que este ano convidamos o novo ministro da Agricultura o Governo para a Ovibeja”. Mais: “já temos a confirmação de contamos com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na inauguração da Feira”, disse o presidente da ACOS, Rui Garrido à Revista Agricultura e Mar.
A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. O associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai ser o tema central da Feira, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
Até 5 de Maio, a 40ª Ovibeja conta com seis dias de intensa actividade cultural, recreativa, comercial, de mostra e venda dos mais variados produtos e serviços. A reflexão sobre assuntos da ordem do dia é outro dos pontos fortes da Ovibeja que este ano elegeu o associativismo como tema principal.
Colóquio sobre “Associativismo Agrícola”
Além de muitos outros focos de reflexão sobre este tema, a ACOS vai realizar o seu colóquio sobre “Associativismo Agrícola” no dia 2 de Maio, a partir das 11h00, no Auditório ACOS. Vão intervir Luís Capoulas Santos, sociólogo, ex-ministro da agricultura; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal; Firmino Cordeiro, director-geral da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Idalino Leão, presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Joaquim Lopes, representante da CNA — Confederação Nacional da Agricultura; Agustín Sánchez, presidente da cooperativa espanhola OVIPOR. A moderação vai estar a cargo da jornalista Inês Patola.
Pastoreio Extensivo
Além deste tema de reflexão, a ACOS e a FAABA — Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo vão realizar o “II colóquio Nacional do Pastoreio Extensivo – A importância da cooperação e o associativismo”, no dia 30 de Abril, a partir das 15h00, no Auditório ACOS. Vão intervir representantes do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e Centro de Competências de Caprinicultura, de diversas associações e agrupamentos de produtores, federações, da Câmara Municipal do Fundão, a região convidada este ano. Da ACOS vão intervir o vice-presidente, Miguel Madeira, sobre “desafios e oportunidades da cooperação e o associativismo na produção” e ainda o director geral, Claudino Matos.
Integração de migrantes no Baixo Alentejo
Em cima da mesa vai estar também uma reflexão, promovida pela ACOS, sobre “A integração de migrantes no Baixo Alentejo – qual o caminho?”. A ACOS vai ainda dinamizar vários outros colóquios e workshops com sessões teóricas e práticas no novo espaço criado este ano para dar visibilidade ao papel e importância das novas tecnologias na agricultura e pecuária, o Pavilhão da Inovação e Tecnologia, situado no Campo da Feira. “Vantagens da Utilização de Sistemas Inteligentes de Rega”; “Geolocalização na Pecuária”, “Utilização de Drones na Agricultura”, Conservação do Solo” são apenas alguns exemplos dos colóquios da responsabilidade da ACOS previstos para este novo espaço.
A dinamização deste espaço conta igualmente com a participação de vários Centros de Competências de que a ACOS e a FAABA fazem parte. A decorrer de 30 de Abril a 5 de Maio, a 40ª Ovibeja tem este ano mais expositores, mais iniciativas para todos os públicos-alvo, mais surpresas inovadoras e mais um dia de feira.
Conheça o programa completo da 40ª Ovibeja aqui.
Agricultura e Mar