A AGIF — Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, de forma a “fortalecer o quadro de gestão de risco de incêndios em Portugal e no seguimento da transformação do sistema iniciada em 2017”, vai colaborar com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no projecto “Adaptação Climática: Prevenção de Incêndios Rurais em Portugal”, cujo lançamento está agendado para dia 15 de Janeiro, no Centro Cultural de Belém, entre as 9h30 e as 17h15.
O projecto é financiado pela União Europeia através do Instrumento de Apoio Técnico, um programa gerido pela Direcção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia, refere uma nota de imprensa da AGIF.
O projecto “procura que as políticas públicas, as decisões e o modelo de financiamento, passem a levar cada vez mais em linha de conta a avaliação deste risco e conhecimento científico e técnico neste domínio”, acrescenta a mesma nota.
E realça que “pretende também melhorar a articulação, a mobilização a capacitação dos intervenientes de diferentes sectores e nos diferentes níveis territoriais – desde a escala nacional até à escala comunitária — onde as regiões e autarquias desempenham um papel fundamental”.
Esta diversidade “será assegurada por painéis de participantes que com as suas diferentes perspectivas contribuirão para uma discussão enriquecedora para alimentar o arranque deste projecto, que terá a duração de dezoito meses”, pode ler-se na mesma nota.
Pode acompanhar a sessão de apresentação através do canal de Youtube da AGIF, aqui.
Agricultura e Mar