A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas acaba de anunciar o 14º episódio da sua rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos.
Neste novo episódio é dado destaque à Frutoeste – Cooperativa Agrícola de Hortofruticultores do Oeste. Esta organização de produtores sediada em Azueira, Mafra, com um total de 90 produtores associados, tem como principais culturas a pêra rocha (Denominação de Origem Protegida), a maçã e o limão. Produz cerca de 300 ha e tem um volume anual de vendas de cerca de 5.000 toneladas.
A Frutoeste foi criada em 1977 com 19 associados, mas só em 1988 iniciou a sua actividade com a construção da central fruteira, passando a dispor de uma área coberta de 17.000 m2 e uma capacidade de frio de 8.000 toneladas. Está reconhecida pelo Ministério da Agricultura para a prática da Protecção Integrada em pomóideas, prunóideas, citrinos e vinha e Produção Integrada das pomóideas.
Os mercados preferenciais para a comercialização da fruta da Frutoeste são os supermercados em Portugal e a exportação para Inglaterra, França, Canadá, Itália, Holanda, Brasil e países de Leste.
Palavra aos Frescos
A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito do projecto da Rede Rural Nacional (Observação da agricultura e dos territórios rurais), intitulado F&H_ORG – Promover e Organizar o Sector Hortofrutícola.
Tem como principal objectivo mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e desta forma contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal aproximando-o o mais possível da média europeia.
Agricultura e Mar