A Anpoc — Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) organiza. no dia 23 de Outubro. o Colóquio ‘Os Cereais em Portugal: Da volatilidade à valorização’. Este evento, a acontecer na Nova IMS – Campus de Campolide, vai contar com a presença de Rogério Ferreira, director-geral da Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Miguel de Castro Neto, director da NOVA IMS e de Arnaud Petit, director executivo do International Grains Council.
Discutir de que forma é que a produção nacional está a reagir aos desafios impostos pela volatilidade do mercado internacional e chamar a atenção para a problemática do mercado internacional dos cereais, são os principais objectivos deste encontro.
Apresentação de projecto da Anpoc
Além disso, será possível fazer um retrato deste mercado no mundo, perceber o que se pode fazer para valorizar a nossa produção e conseguir assegurar os stocks mínimos de segurança. Será ainda apresentado o projecto desenvolvido pela Anpoc em parceria com a Universidade Nova e a Rede Rural Nacional que mostra que o sector agrícola se move de forma sustentada e integrada, refere uma nota de agenda da Associação.
As inscrições para assistir a esta sessão estão disponíveis aqui.
Programa
14h00 – Recepção dos convidados
14h30 – Boas vindas
• João Sàágua (Universidade NOVA de Lisboa)
14h45 – Cereais – Como entender os mercados?
• Arnaud Petit (International Grains Council)
15h15 – +Valorcer – Uma nova ambição para os cereais nacionais
• Miguel Castro Neto (NOVA IMS)
15h45 – Coffee Break
16h15 – AKIS Portugal – O segredo do Sucesso está na comunicação em rede
• Rogério Ferreira (Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural)
16h45 – Da máxima volatilidade à máxima valorização e Encerramento
• José Palha (ANPOC)
Agricultura e Mar