A Lisbon Food Affair vai apresentar, no próximo dia 19 de Outubro, entre as 17 e as 18 horas, durante o evento Portugal Exportador — no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias) —, as principais linhas estratégicas deste marketplace, durante uma sessão onde serão debatidos os principais desafios do sector, bem como a nova certificação ESG – Environmental, Social and Governance e a sua importância para as empresas exportadoras.
As intervenções serão desenvolvidas por um painel de individualidades experientes nestas matérias, nomeadamente Jorge Henriques, presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e presidente do Conselho Estratégico da Lisbon Food Affair, Assunção Cristas, Of Counsel Responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG e da área de Ambiente da VdA, Carina Rodrigues – sub-editora da Revista Grande Consumo e Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair.
Lisbon Food Affair
Com realização entre 4 e 6 de Fevereiro de 2024, a Lisbon Food Affair é um marketplace qualificado e inovador, destinado a um mercado em permanente evolução, que reúne empresas, start-ups, I&D e Academias. Este é um espaço de negócio, onde as tendências de mercado, o consumo, as novas geografias de negócio e o próprio futuro do sector, estarão em debate.
A Lisbon Food Affair realizou a sua primeira edição em Fevereiro de 2023 com “um balanço positivo, permitindo afirmar-se como o mais importante evento para os sectores da alimentação e bebidas, canal horeca e tecnologia alimentar que se realiza em Portugal, cumprindo o seu papel de montra de excelência e dinamizador da economia nacional”, refere uma nota de imprensa do marketplace, promovido pela Fundação AIP.
A participação das cerca de 200 empresas, nacionais e internacionais, traduziu-se numa taxa de concretização de negócios nos 80% e uma intenção de retorno de participação para a 2ªedição, acima dos 75%.
De destacar ainda a realização de um Programa de compradores internacionais que na última edição registou mais de 200 reuniões com buyers de países como Espanha, China, Angola, Países Baixos, Noruega, Itália, Marrocos, Colômbia, Emiratos Árabes Unidos entre outros.
Para 2024 já estão inscritos compradores internacionais de França, Brasil, Grécia, India, Chipre, USA, Espanha, Turquia, Canadá, Países Baixos, Angola, Bahrain, Omã, Tunísia e Marrocos.
Com o foco para a inovação, sustentabilidade e internacionalização, eixos que traduzem as estratégicas e orientações definidas também para todo o sector, a Lisbon Food Affair, evento promovido pela Fundação AIP, decorrerá de 4 a 6 de Fevereiro de 2024.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar