A apresentação pública dos resultados intermédios do projecto VIIAFood — Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Comercial para o AgroAlimentar, que envolve um consórcio de 49 entidades liderado pela MC e um investimento superior a 100 milhões de euros, acontece já a 21 de Setembro, no Porto. O evento terá lugar no Auditório Ilídio Pinho na Universidade Católica Portuguesa, a partir das 16 horas.
O VIIAFood visa promover a transformação estrutural do sector agroalimentar em linha com os desígnios estabelecidos no Pacto Sectorial para a Competitividade e Internacionalização do Sector Agroalimentar, através da criação de uma plataforma, à escala nacional, para o desenvolvimento de inovadores produtos, processos e serviços, refere uma nota de agenda da PortugalFoods, associação reconhecida como cluster do sector agroalimentar português.
Nesta sessão pública, representantes de algumas entidades que participam no VIIAFood vão apresentar alguns resultados obtidos nesta primeira fase.
O Pacto de Inovação VIIAFood foi aprovado, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para impulsionar a transformação do sector alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais. Esta Agenda representa um investimento global de cerca de 110 milhões de euros, com um incentivo aproximado de 57 milhões de euros, dividindo-se entre inovação produtiva e investigação e desenvolvimento, acrescenta a mesma nota.
O VIIAFood é um consórcio composto por empresas, laboratórios e associações do sector, liderado pela MC e com coordenação da PortugalFoods.
Ao todo, estão envolvidas 29 empresas de diferentes áreas de actividade do sector alimentar e 20 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, associações do sector e laboratórios colaborativos com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar.
Agricultura e Mar