O Partido Juntos Pelo Povo (JPP), candidato às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira de dia 24 de Setembro, compromete-se a “assegurar por todos os meios possíveis o financiamento adequado para empreender a urgente renovação da frota do peixe-espada”.
Por outro lado, pretende “preparar a reactivação da indústria conserveira do atum” e “lutar pelo aumento das quotas europeias de pesca” aplicadas à Região Autónoma da Madeira.
O JPP, liderado por Élvio Sousa, promete ainda “promover uma aquicultura diversificada e ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva, baseada no conhecimento e redução do impacto visual”, assim como “reforçar a competitividade das empresas integradas no sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, nomeadamente promovendo a eficiência energética”.
Segundo o programa eleitoral do JPP, “a secular actividade piscatória continua a ser estratégica para a Região, mas é sobretudo um vector económico e social com significado na economia regional, por representar a principal fonte de rendimento das principais comunidades piscatórias”. No entanto, “nos últimos anos revelam um sector em estagnação e envelhecido. A maior prova da falta de realizações políticas tem expressão no abandono da frota do peixe-espada preto”.
“Embarcações obsoletas, com uma média de vida de 40, sem o mínimo de condições a bordo para o árduo trabalho dos pescadores e um perigo para a segurança de todos”, realça o documento.
O JPP pretende também “incentivar a entrada de jovens nas pescas e comparticipar a adequada formação e certificação profissional que os habilita como pescadores profissionais”.
Pode ler o programa eleitoral do JPP aqui.
Agricultura e Mar