Rui Martinho, o ex-secretário de Estado da Agricultura de Maria do Céu Antunes, é o novo presidente do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, para um mandato de cinco anos. Substitui João Carlos Mateus.
Foi presidente do conselho directivo do IFAP de Março a Dezembro de 2020, vogal do conselho directivo do IFAP, gestor adjunto do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER e PDR 2020), e adjunto do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Rui Martinho tomou posse a 15 de Dezembro de 2020 como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em substituição de Nuno Russo. Demitiu-se do Governo, oficialmente, por motivos de saúde, tendo sido substituído por Carla Alves Pereira, que tomou posse 4 de Dezembro de 2022, tendo apresentado na tarde de 5 de Dezembro, a sua demissão por “entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo”, depois da polémica sobre as diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.
Rui Martinho nasceu em São João da Pesqueira em 1963. É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, tem um curso de pós-graduação em Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa, um curso de Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural do Instituto Superior de Agronomia.
Tem ainda uma pós-graduação em Gestão Pública – Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública e o Curso Avançado de Gestão Pública, no Instituto Nacional de Administração.
Rui Martinho foi ainda director de Serviços no Gabinete de Planeamento e Políticas do MADRP, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica e adjunto do Gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.
Agricultura e Mar