O Pólo de Inovação de Alcobaça, do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai acolher no seu auditório, no próximo dia 19 de Julho de 2023, o Seminário de encerramento do Grupo Operacional SafeApple intitulado “Sessão final de divulgação de resultados GO SafeApple”.
Uma oportunidade de ficar a conhecer os resultados do projecto que tem como objectivo a conservação da qualidade da maçã de alcobaça com zero de resíduos.
As inscrições são obrigatórias mas gratuitas, aqui.
GO SafeApple
O objectivo principal do GO SafeApple consiste na conservação a longo prazo dos atributos de qualidade da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de frutos com resíduos zero ao nível da aplicação de produtos na pós-colheita.
Para cumprir este objectivo, propôs-se:
- Avaliar a influência de diversas técnicas culturais e tratamentos de pré-colheita (rega, fertilização e polinização), na resistência do fruto às alterações fisiológicas e patologias, durante o período de conservação;
- Aplicar metodologias para a conservação de longa duração (6-8 meses), nomeadamente: atmosferas controladas (AC), 1-metilciclopropeno (1-MCP), atmosferas controladas dinâmicas (ACD);
- Aplicar tratamentos de pós-colheita, alternativos aos químicos, tais como: soluções de cálcio, revestimentos bioactivos e tratamentos térmicos moderados. Ensaios à escala piloto: câmaras do INIAV e do Instituto Superior de Agronomia (ISA);
- Aumentar o tempo de vida de prateleira. Será avaliada a influência de cada um dos tratamentos aplicados na qualidade dos frutos durante o tempo de prateleira (INIAV e ISA).
Programa
14h00 – Recepção dos participantes
14h30 – Apresentação do projecto SafeApple (parceiros, objectivos, modalidades estudadas, resultados esperados). Claudia Sánchez (INIAV, I.P.)
14h40 – Influência das práticas culturais, da polinização e das metodologias de conservação nos atributos característicos da maçã de Alcobaça:
– Qualidade e conservação. Claudia Sánchez (INIAV, I.P.)
– Perfil e intensidade de aroma. Ana Cristina Figueiredo (FCUL)
– Características sensoriais. Cristina Ramos (INIAV, IP)
– Composição fenólica e capacidade antioxidante. Margarida Moldão (ISA)
16h00 – Intervalo
16h20 – Avaliação agronómica de novos clones de maçã ‘Gala’. Miguel Leão (INIAV, IP)
16h40 – Atributos de qualidade de novos clones de maçã ‘Gala’. Claudia Sánchez. (INIAV, IP)
17h00 – Mesa redonda: Debate e conclusões
Carmo Martins (moderadora), Rui Matias (SONAE), Ana Paula Cruz (DGAV), Jorge Soares (APMA e Campotec), João Crisóstomo (Frubaça), Valério Pita (Cooperfrutas)
17h40 – Encerramento
Agricultura e Mar