Os resultados do projecto de investigação “NutriSafeLab: Desenvolvimento de soluções inovadoras, promotoras de saúde para a panificação e pastelaria” vão ser apresentados a 29 de Junho. Um projecto desenvolvido pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, em parceria com o Grupo Celeste.
Este projecto permitiu desenvolver uma nova linha de produtos de pastelaria, com redução de gordura, optimização do perfil nutricional e onde conservantes, aromas e corantes foram substituídos por alternativas naturais, refere uma nota de imprensa da Católica.
O evento é gratuito e vai decorrer no Auditório Arménio Miranda da Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Inscrições aqui.
Segundo a actual evidência científica que demonstra uma associação entre a ingestão de gordura saturada, sal e açúcar, com a prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, são várias as recomendações e estratégias que têm sido pedidas por autoridades de saúde internacionais, no sentido de regular a quantidade destes ingredientes nos produtos de panificação e pastelaria, refere a mesma nota.
Redução de aditivos
Neste sentido, há uma procura crescente de formulações com redução de aditivos e substituição de aditivos sintéticos por naturais (conceito “Clean Label”), havendo assim o espaço e a necessidade para criar novas formulações de elevado valor nutricional, que possam criar produtos mais saudáveis, com enquadramento nas principais estratégias do Plano Nacional Para uma Alimentação Saudável, indo também ao encontro das expectativas dos consumidores.
Para responder a estes desafios, o Grupo Celeste, bem posicionado a nível nacional no sector de panificação, integrou em consórcio o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, com uma longa e consolidada experiência de investigação nestes desafios da alimentação, nomeadamente, segurança, sustentabilidade e saúde.
“O nosso desafio enquanto investigadores era melhorar o perfil nutricional e funcional dos produtos de pastelaria e de panificação, com redução de gordura e onde conservantes, aromas e corantes sintéticos fossem substituídos por alternativas naturais,” diz Manuela Pintado, investigadora principal do projecto e directora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
“Estes conceitos foram aplicados e demonstrados em dois casos de estudo de elevado consumo e impacto na empresa e no consumidor, nomeadamente, na massa de brioche e na massa folhada,” acrescenta. Ana Martins, directora industrial do Grupo Celeste, refere “em linha com os resultados deste projecto estamos a lançar produtos saudáveis ‘Healthyfat’ e ‘Nutrihealthy’ e uma linha de produtos ‘Clean Label’”.
Desafios de uma alimentação saudável
Numa tarde onde o grande tema serão os resultados do NutriSafeLab, vão estar em debate questões associadas aos desafios de uma alimentação saudável e às tendências do consumidor na área da panificação e de pastelaria. Haverá também espaço para uma mesa redonda com a presença de Ana Machado Silva (gestora de projectos da Sonae MC), Ana Martins (directora industrial do Grupo Celeste) e Manuela Pintado (investigadora principal do projecto e directora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa).
O NutriSafeLab é um projecto financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT empresarial na vertente de co-promoção, que teve a duração de 30 meses.
Agricultura e Mar