As candidaturas para a 9ª Edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN) já se encontram abertas, até 9 de Julho, para as três categorias: Ideias com Potencial, Produção Primária e Produtos Transformados. Os vencedores de cada categoria recebem um prémio monetário no valor de 5 mil euros.
O Prémio Intermarché Produção Nacional pretende “promover e premiar os produtores locais, reconhecendo a importância da sustentabilidade e inovação dos projectos agrícolas, bem como a qualidade da produção nacional”. As candidaturas estão abertas a todos os produtores nacionais, cujos projectos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem nas categorias a concurso, refere uma nota de imprensa da cadeia de supermercados.
Para além da possibilidade de valorização do seu trabalho e da visibilidade que lhes é dada, assim como do seu próprio produto, os premiados deste ano, em cada uma das três categorias, irão receber um prémio monetário de 5 mil euros.
Menções Honrosas
Em linha com o que se tem vindo a passar nas edições anteriores, para além das três categorias a concurso, serão ainda atribuídas Menções Honrosas aos projectos que se destaquem pela sua qualidade. Os vencedores serão anunciados num evento público em Outubro.
O júri deste ano será composto por representantes do Intermarché, da APED — Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição, da CAP — Confederação de Agricultores de Portugal, da Docapesca — Portos e Lotas, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia, da Quercus — Associação Nacional de Conservação da Natureza e Portugal Sou Eu.
O Prémio Intermarché Produção Nacional conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e da Alimentação e do Ministério da Economia e Mar.
Todas as informações sobre o concurso podem ser consultadas no site do prémio, aqui, onde também podem ser consultadas as condições de atribuição dos prémios de cada uma das categorias.
Programa Origens
O Prémio Intermarché Produção Nacional está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional publicamente conhecido por Programa Origens.
Este é um programa exclusivo do Intermarché, que assenta no apoio e incentivo à produção nacional, no esforço de impulsionar o desenvolvimento dos produtores nacionais, no estabelecimento de uma produção sustentável e amiga do ambiente e, por último, no incentivo ao consumo deste tipo de produtos, oferecendo-os nos pontos venda a preços baixos e com a garantia de qualidade.
O Programa Origens funciona através de parcerias com os produtores com os quais trabalha diariamente, defendendo e garantindo o plano de produção, planificando as suas produções mediante as nossas necessidades. Estas relações permitem a partilha de conhecimento estimulando o crescimento dos produtores, mas também a criação de relações de confiança com a insígnia.
Através deste programa, o Grupo pretende garantir que “os seus clientes têm acesso a produtos genuinamente portugueses, devidamente identificados no ponto de venda com o selo Programa Origens de elevada qualidade e a preços baixos, estabelecendo para esse fim estas parcerias directas com os produtores nacionais”.
Todos os produtos do Programa Origens têm características em comum: “garantia de frescura, obedecendo a elevados padrões de qualidade e segurança alimentar; de Produção Nacional e/ou com Origem Nacional; são produtos concebidos em explorações controladas periodicamente; apresentam um caderno de encargos associado, sendo a sua produção sempre acompanhada”, realça a mesma nota.
Agricultura e Mar