O Continente lançou um projecto piloto de hidroponia em três lojas Continente — Cascais, Matosinhos e Gaiashopping — que permite aos clientes colherem alfaces e ervas aromáticas ainda com raiz. Os produtos “mantêm assim as suas características originais e frescura durante mais tempo, além de serem mais sustentáveis”.
O projecto ‘A Minha Horta’ é um conceito móvel de hidroponia que “pretende trazer ainda mais frescura e portugalidade (com produtos de origem nacional) à secção das frutas e legumes das lojas Continente, proporcionando ao cliente a experiência de colher os seus próprios hortícolas”, refere uma nota de imprensa da cadeia de supermercados da Sonae.
O cultivo hidropónico não usa terra, mas uma solução de água enriquecida com nutrientes. “É uma opção mais sustentável em relação à agricultura tradicional porque consome menos água, não utiliza herbicidas ou pesticidas e adapta-se a condições extremas”, adianta a mesma nota.
As variedades de alfaces disponíveis são as frisadas verdes, roxas e lisas e, entre as ervas aromáticas, estão disponíveis o cebolinho, manjericão, coentros, salsa, hortelã e tomilho por 0,99 euros cada unidade. O cliente recolhe as alfaces, corta as aromáticas e coloca-as directamente no respectivo saco ou cuvete, já com o código de barras incorporado, sem necessidade de pesar o artigo.
Clube Produtores Continente
Para este projecto, o Continente conta com dois parceiros do Clube Produtores Continente – um clube com 267 membros e 25 anos de existência – que visa apoiar, incentivar e certificar o melhor da produção nacional.
“Desde que o projecto foi lançado, a adesão dos clientes tem sido superior às expectativas, representando, em média, 22% das vendas das alfaces nas três lojas” explica Nuno Vital, director comercial no Continente.
E acrescenta que “é uma forma de termos uma horta em loja, de continuarmos a oferecer os produtos mais frescos aos nossos clientes, com origem nacional, e mantendo os legumes nas suas condições naturais durante mais tempo”.
‘A Minha Horta’ é um projecto que “privilegia a frescura que a marca procura para a secção de frutas e legumes das lojas Continente, onde já mantem, com alguns fornecedores, a entrega directa de produtos nas lojas para garantir a frescura dos mesmos”, dia ainda a mesma nota.
Agricultura e Mar