Início / Agricultura / Guimarães participa na conferência final do projecto RiskAquaSoil

Guimarães participa na conferência final do projecto RiskAquaSoil

O Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, “unidos pelo compromisso de fazer mais pela sustentabilidade ambiental”, estiveram presentes na conferência final do projecto europeu RiskAquaSoil, que decorreu, esta semana, no Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

Iniciado em 2018, o RiskAquaSoil desenvolveu estudos sobre diversos factores de risco influenciados pelas alterações climáticas, apresentando soluções de gestão e alerta precoce. Com a finalidade de integrar as suas principais conclusões e soluções, a nível técnico na política, a Câmara de Agricultura de Dordogne, em França, organizou um evento final para apresentar as principais conclusões do projecto e facilitar um fórum aberto para o debate e a integração de políticas.

Ao longo da conferência, o consórcio RiskAquaSoil apresentou argumentos com o intuito de ajudar os agricultores e a população rural local a agir de forma mais resistente e adaptada às condições meteorológicas, tais como a climatologia futura, o impacto económico, a biodiversidade e os objectivos ambientais, avança uma nota de imprensa da autarquia de Guimarães.

Vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto

O Laboratório da Paisagem – parceiro do projecto juntamente com mais nove organizações, de cinco países diferentes – esteve presente na conferência final, em Bruxelas, representado pela presidente da instituição e vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e da coordenadora de investigação, Carolina Rodrigues.

Assinatura do Manifesto da Missão Solo

O Laboratório da Paisagem aproveitou a iniciativa para também formalizar o apoio às actividades da Missão Solo, através da assinatura do Manifesto da Missão Solo, lançada no mesmo dia da conferência.

Esta iniciativa tem como objectivo auxiliar a Comissão Europeia a envolver os cidadãos a criar uma comunidade comprometida com os seus objectivos, podendo servir, também, para mapear os agentes de transformação e os apoios que possam auxiliar a iniciativa a envolver-se com a sociedade a diferentes níveis.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Porto de Setúbal celebra 101º aniversário com lançamento de nova marca

Partilhar              O Porto de Setúbal celebrou esta quarta-feira, dia 18 de Dezembro, o seu 101º aniversário, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.