O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de Março, um conjunto de actividades que assinala os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respectivamente, a 21 e 22 de Março.
“Enaltecendo questões ambientais que cada vez mais são prioritárias, inclusive, na melhoria da qualidade de vida da comunidade limiana, serão dinamizadas várias acções de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projecto Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de Março com as actividades “Ao Encontro da Floresta” e 1º fase da criação de mais um Bosque integrado no Projecto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estas actividades terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na Freguesia de Refoios do Lima. São actividades abertas a toda a população, que contam com a colaboração da Junta de Freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.
Monda de carvalhos
No dia 20 Março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras acções de arborização. Esta actividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.
No Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, decorrerá uma acção de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, integrada no Projecto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho” e que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. É uma actividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.
O dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraizadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do Rio Estorãos. Esta acção pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.
No dia 23 de Março decorrerá mais uma acção de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.
Maternidade de Árvores
Já no dia 24 de Março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projecto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a Floresta com espécies autóctones.
De 24 a 26 de Março a Área Protegida vai marcar presença na ‘VIII Feira do Ambiente e Energia’, divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias actividades associadas ao Projecto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”.
Agricultura e Mar