A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas acaba de anunciar o 7º episódio da sua rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos.
Neste novo episódio é dado destaque à Organização de Produtores Hortofrutícolas Campelos, localizada em Benfica do Ribatejo, contando com 56 agricultores na sua estrutura e uma área de produção de 4.000 hectares.
As principais culturas da Hortofrutícolas Campelos são tomate de indústria, pimento, ervilha, cenoura, brócolo e couves. São a maior organização de produtores de pimento e pioneiros na colheita mecânica deste hortícola.
A Hortofruticolas Campelos iniciou a actividade em 1996 com o objectivo de adaptar a produção hortofrutícola às exigências dos mercados, de modo a concentrar a oferta, reduzindo os custos de produção e promovendo técnicas de produção respeitadoras do meio ambiente.
A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito do projecto da Rede Rural Nacional (Observação da agricultura e dos territórios rurais), intitulado F&H_ORG – Promover e Organizar o Sector Hortofrutícola.
Tem como principal objectivo mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e desta forma contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal aproximando-o o mais possível da média europeia.
Agricultura e Mar