O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia e a Fundación Antama realizam no dia 1 de Março, das 16h00 às 18h00, um webinar para celebrar os 25 anos de milho geneticamente modificado em Portugal e Espanha. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
Intitulado Semeando Inovação, Colhendo Sustentabilidade, este webinar pretende analisar a contribuição das culturas geneticamente modificadas a nível internacional e da União Europeia. Para isso, conta com a participação de dois especialistas: o economista britânico Graham Brookes e o investigador espanhol Francisco Areal, que irão partilhar as conclusões dos seus últimos relatórios, nos quais analisam a sustentabilidade do cultivo de sementes geneticamente modificadas do ponto de vista ambiental, económico e social.
Terão ainda lugar duas mesas redondas para debater o papel do quadro regulatório e os benefícios das variedades geneticamente modificadas para a cadeia de valor. A primeira contará com a participação, para além de Graham Brookes e de Francisco Areal, de Paula Garcia (DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Portugal) e Judith Martín (MAPA – Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, Espanha).
A segunda mesa redonda reunirá Jaime Piçarra (IACA – Associação das Indústrias de Alimentos Compostos para Animais), José Luis Romero (AGPME – Associação Espanhola de Produtores de Milho), Gabriela Cruz (agricultora portuguesa) e Bill Wirtz (CCC – Consumer Choice Center).
Também serão partilhadas as declarações sobre esta matéria do eurodeputado português Álvaro Amaro e da eurodeputada espanhola Clara Aguilera.
25 anos de cultivo de milho Bt
Quando se celebram 25 anos de cultivo de milho Bt na Europa e o compromisso com a biotecnologia agrícola em Espanha e Portugal e, face aos novos desafios agrícolas, “é necessário mostrar como só fazendo uso do conhecimento e da inovação poderemos enfrentar o desafio de uma agricultura sustentável”, refere um comunicado de imprensa conjunto do CiB e da Antama.
No actual momento de discussão e debate na UE sobre a regulamentação das Novas Técnicas Gernómicas (NTG) e a definição do modelo europeu de agricultura para o futuro, “parece apropriado mostrar como a inovação é a chave para uma agricultura cada vez mais sustentável e como não podemos renunciar à biotecnologia na agricultura. A biotecnologia é uma ferramenta essencial para a nossa agricultura e o nosso sistema alimentar”, realça o mesmo comunicado.
O objectivo deste webinar é mostrar a “importância da inovação e da ciência na agricultura e a necessidade de apostar na tecnologia para o presente e futuro da agricultura mundial e da agricultura europeia”.
Investigadores, produtores, diferentes elos da cadeia de valor e decisores políticos irão dar a sua opinião e partilharão os seus conhecimentos e experiência na utilização desta tecnologia.
Consulte o programa e inscreva-se aqui.
Agricultura e Mar