Início / Agricultura / Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Fevereiro 2023

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Fevereiro 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Prosseguiu a campanha de comercialização 2022/ 23 de arroz na área de mercado Vale do Sado e Mira onde apresenta uma oferta média para uma procura média a alta. Em relação à qualidade, o grão classifica-se como bom.

A realçar o elevado valor da cotação do arroz carolino, comparando com a campanha anterior (+97%) e a média dos últimos três anos (+83%), devido à elevada procura mundial por este commodity .

A nível nacional, o INE prevê quebras de produção na ordem dos 15% em comparação com a campanha anterior. Estima-se que 87% do arroz semeado em Portugal em 2022 foi do tipo Longo A / subespécie Japónica e 11% do tipo Longo B / subespécie Índica.

Cereais importados

Em relação à semana anterior, destaca-se o aumento das cotações de milho forrageiro (2,6%) e da cevada forrageira (2,0%) enquanto a cotação do trigo mole forrageiro diminuiu 0,6%.

Cereais transaccionados no Mercado Europeu

Na semana em análise a cotação de milho no porto de Roterdão (Países Baixos) aumentou 1% em relação à semana anterior. O trigo panificável no porto de Rouen (França) manteve a sua cotação, no entanto o seu valor é cerca de 27% superior à média do triénio 2020 -2022.

A nível mundial, comparando 2022 com 2021, Portugal apresentou um deficit no sector dos cereais de 53% em valor monetário, cifrando-se o saldo comercial em cerca de 1.250 milhões de euros.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.