Início / Política / Ambiente / Ricardo Pinheiro: Simplex vem “acelerar respostas a grandes desafios ambientais”
Foto: PS/Jorge Ferreira

Ricardo Pinheiro: Simplex vem “acelerar respostas a grandes desafios ambientais”

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) Ricardo Pinheiro destacou hoje, 14 de Dezembro, a importância do Simplex, que acelera respostas a “grandes desafios ambientais”, como a escassez de água, a transição para as energias renováveis e a descarbonização da economia, e realçou que o Governo se prepara para efectuar uma injecção financeira nos preços do gás e da electricidade superior a seis mil milhões de euros para o sector industrial e consumidores domésticos.

“Melhor ambiente também é ter menos dependência de países e combustíveis que não controlamos”, alertou o socialista durante o período de declarações políticas, na Assembleia da República, assegurando que “é possível crescer economicamente sem aumentar as emissões”, como o demonstrou Portugal quando “reduziu as suas emissões 4,8% ao mesmo tempo que o PIB aumentou 4,9%”.

O coordenador dos deputados do PS na Comissão de Ambiente e Energia defendeu que “temos de promover uma transição justa, focada na criação de postos de trabalho e na requalificação das profissões actuais”. Foi por isso que o Governo criou o Simplex, aprovando “um conjunto de medidas de simplificação para o licenciamento ambiental mais rápido e fácil com o objectivo de acelerar as respostas a grandes desafios ambientais, economia circular, escassez de água, a transição para as energias renováveis e a descarbonização da economia”, explicou.

Ricardo Pinheiro afirmou em seguida que a energia verde será “essencial para a produção de gases renováveis” e que Portugal será um “exportador líquido de gases renováveis, por Sines ou pelo projecto do gasoduto para o centro da Europa”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.