A ADER-AL — Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte do Alentejo tem candidaturas abertas para apoio à mitigação dos efeitos da seca, no âmbito do Leader do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR 2020. A dotação orçamental total é de 170 mil euros e as candidaturas podem ser feitas até às 17 horas do dia 9 de Setembro de 2022.
Segundo o Anúncio da Operação 10.2.1.1 – Regime simplificado de pequenos investimentos nas explorações agrícolas, “na sequência da evolução temporal do acompanhamento que tem vindo a ser desenvolvido relativamente à seca extrema e severa verificada em diversas regiões do País, constatou-se que a mesma tem um impacto muito significativo na falta de recursos hídricos nas explorações agrícolas”.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir o objectivo de mitigação dos efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações, atenta a escassez de água que compromete o maneio do efectivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais, e a manutenção das culturas permanentes instaladas.
Intervenções a apoiar
Assim, a tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos nas explorações para fazer face à escassez de disponibilidades hídricas, para o abeberamento do efectivo pecuário e para a manutenção das culturas permanentes instaladas, cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 100 euros e inferior ou igual a 50.000 euros.
A área geográfica correspondente ao território de intervenção do ADER-AL – DLBC Rural, a saber: concelhos de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Marvão, Monforte, Nisa, Portalegre e Sousel.
Candidaturas
As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020, aqui, do PDR 2020 (aqui) ou no sítio do Grupo de Acção Local ADER-AL, aqui, e estão sujeitos a confirmação por via electrónica a efectuar pela entidade receptora.
Agricultura e Mar