Idalino Leão vai ser o novo presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, substituindo o comendador Manuel Santos Gomes.
A assembleia geral da Confagri reúne no próximo dia 24 de Maio para eleger os novos órgãos sociais da Confederação para o Mandato 2022/2025. Será submetida a sufrágio uma única lista proposta, nos termos estatutários, pela administração cessante e com representantes de todas as Federações membro da Confagri.
Fazem parte da nova lista Idalino Leão da Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite para presidente do conselho de administração e para vice-presidentes Jorge Volante da Fenacam — Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e Jorge Basto Gonçalves da Fenadegas — Adegas Cooperativas de Portugal.
A lista para o conselho de administração tem ainda como candidatos a vogais, Aníbal Martins da Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, José Capela da Fenagro — Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Aprovisionamento e Escoamento de Produtos, Armando Pacheco da Fenafloresta — Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais, Vítor Menino da Fenapecuária — Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários, José Magno Pinto da Fenafrutas — Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Horto-Fruticultores e Bruno Martins da Fenapícola – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Mel.
Para o conselho fiscal a lista candidata Alberto Festa da Fenacam para presidente do conselho fiscal e como vogais Nuno Cardoso da Fenalac e Fernando Figueiredo da Fenadegas.
A mesa da assembleia geral tem como candidatos António Maduro da Fenacam para presidente, para vice-presidente Leopoldo Neves da Fenadegas e Francisco Vilela Ribeiro da Fenazeites para secretário.
A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas é a representante socioeconómica da agricultura portuguesa junto das instâncias nacionais e internacionais nomeadamente da União Europeia. Em Portugal, é membro do Conselho Económico e Social e da Confederação Portuguesa de Economia Social.
Agricultura e Mar