A Lituânia vai ajudar a Ucrânia a exportar os seus cereais através da via férrea. A Autoridade de Transportes da Lituânia está actualmente a trabalhar no envio para a Ucrânia de um comboio de teste com capacidade de 2.000 toneladas.
Esta foi uma das medidas que resultou da visita, a 10 de Abril, do ministro da Agricultura da República da Lituânia, Kestutis Navikas, a Kiev, onde se reuniu com o ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solsky, para analisarem os acordos bilaterais que mantêm.
O principal tema da reunião foi o uso das estruturas logísticas da República da Lituânia para a exportação de cereais ucranianos para os mercados tradicionais de produtos agrícolas na África, Ásia e Médio Oriente.
O ministro Kestuisa Navikas observou que o envio do comboio de teste “obviamente é insuficiente, mas será o primeiro passo na implementação de um projecto global”, de apoio às exportações ucranianas.
A Lituânia, na reunião, garantiu ainda “total apoio à Ucrânia nas suas aspirações de integração na União Europeia”. Neste contexto, o ministro Kestuisa Navikas salientou que “facilitaria pessoalmente as consultas com os colegas europeus sobre a prestação de assistência metodológica para acelerar os procedimentos necessários para a adesão da Ucrânia à UE, em particular no domínio da agricultura”.
Agricultura e Mar