Início / Agricultura / Ucrânia vai exportar cereais por comboio com a ajuda da Lituânia

Ucrânia vai exportar cereais por comboio com a ajuda da Lituânia

A Lituânia vai ajudar a Ucrânia a exportar os seus cereais através da via férrea. A Autoridade de Transportes da Lituânia está actualmente a trabalhar no envio para a Ucrânia de um comboio de teste com capacidade de 2.000 toneladas.

Esta foi uma das medidas que resultou da visita, a 10 de Abril, do ministro da Agricultura da República da Lituânia, Kestutis Navikas, a Kiev, onde se reuniu com o ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solsky, para analisarem os acordos bilaterais que mantêm.

O principal tema da reunião foi o uso das estruturas logísticas da República da Lituânia para a exportação de cereais ucranianos para os mercados tradicionais de produtos agrícolas na África, Ásia e Médio Oriente.

O ministro Kestuisa Navikas observou que o envio do comboio de teste “obviamente é insuficiente, mas será o primeiro passo na implementação de um projecto global”, de apoio às exportações ucranianas.

A Lituânia, na reunião, garantiu ainda “total apoio à Ucrânia nas suas aspirações de integração na União Europeia”. Neste contexto, o ministro Kestuisa Navikas salientou que “facilitaria pessoalmente as consultas com os colegas europeus sobre a prestação de assistência metodológica para acelerar os procedimentos necessários para a adesão da Ucrânia à UE, em particular no domínio da agricultura”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município da Moita promove workshop sobre compostagem doméstica e horta terapêutica

Partilhar              A Câmara Municipal da Moita vai realizar no dia 2 de Março, entre as 9 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.