Início / Agricultura / Preço dos cereais importados aumenta com guerra na Ucrânia. Milho sobe 36%, cevada 30% e trigo 29%

Preço dos cereais importados aumenta com guerra na Ucrânia. Milho sobe 36%, cevada 30% e trigo 29%

Os preços dos factores de produção da agricultura estavam já em alta acentuada, com os custos com a energia e os fertilizantes e pesticidas a aumentarem. A invasão da Ucrânia por parte da Rússia veio agora agravar a escalada de preços dos cereais importados. Um problema adicional para os produtores pecuários.

As cotações de cereais importados, com entrada nos portos de Lisboa, Aveiro e Leixões não param de subir. Desde o início da guerra na Ucrânia, que tem estado sem acesso aos portos marítimos, o preço do milho forrageiro já aumentou 36,2%, para os 395 euros a tonelada. A cotação da cevada forrageira subiu 29,5%, para os 395 euros a tonelada e o preço do trigo mole forrageiro está nos 400 euros a tonelada, um aumento de 29,03%.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, referente à semana 13 — 28 de Março a 3 de Abril —, o saldo comercial e o saldo em volume do mercado do sector de cereais é negativo, ou seja, Portugal é um País importador de cereais e os principais portos de entrada são Lisboa, Aveiro e Leixões.

A Ucrânia, a França, a Espanha e o Brasil são os países origem das maiores importações de Portugal, quer em quantidade, quer em valor monetário.

Refira-se que a cultura do milho forrageiro tem uma grande importância nas explorações bovinas, em especial nas explorações leiteiras, pois é uma matéria-prima com características de excelência para ensilagem e ainda por apresentar um óptimo índice de digestibilidade e palatibilidade para os bovinos.

Por outro lado, a nível mundial, 70% da produção de cevada é destinada à alimentação animal. Fornece ao animal cerca de 10% de energia que o milho, mas é superior em termos de proteína. É bastante utilizada nas rações.

Já o trigo mole forrageiro, com alto teor energético, é utilizado na composição de rações para aves, suínos, ovinos e bovinos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40ª Ovibeja inaugurada pelo PM e ministros da Agricultura e do Ambiente

Partilhar              A 40ª Ovibeja abre as suas portas ao público já amanhã, 30 de Abril. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.