A Syngenta ultrapassou as 100 unidades de biodepuradores Heliosec instaladas em Portugal e Espanha. O anúncio é feito no Dia Mundial da Água.
“No âmbito do seu plano de compromissos para acelerar a inovação e mitigar os efeitos das alterações climáticas na agricultura, a Syngenta continua a expandir uma vasta rede de sistemas de biodepuração de águas residuais agrícolas em Portugal e Espanha”, diz uma nota de imprensa da empresa.
O Heliosec é um equipamento desenvolvido pela Syngenta para prevenir a contaminação da água e do solo. “O sistema Heliosec permite uma gestão adequada dos efluentes fitofarmacêuticos, eliminando de forma definita, por desidratação natural, as águas residuais resultantes da lavagem dos equipamentos de aplicação. Ajuda os agricultores a proteger o meio ambiente e a minorar o impacto da atividade agrícola no solo e nas águas subterrâneas e superficiais”, explica Felisbela Campos, responsável de sustentabilidade da Syngenta em Portugal.
Este sistema baseia-se na recolha dos restos de calda dos tratamentos fitofarmacêuticos e das águas provenientes da lavagem dos depósitos dos pulverizadores, resíduos que são armazenados no depósito do Heliosec, evaporando-se por acção da luz solar e do vento. Depois de evaporada a água, o resíduo seco sobrante é recolhido no final da campanha agrícola por uma empresa licenciada em gestão de resíduos.
Portugal é um dos países da Europa onde a adesão dos agricultores ao Heliosec tem sido mais notória. Desde o lançamento deste equipamento, 70 empresas e cooperativas agrícolas portuguesas já instalaram o Heliosec, entre as quais, a Frutoeste, a Bacalhoa Vinhos de Portugal, a Sogrape, a Sociedade Ortigão Costa e a Veracruz Ventures.
Em 2019, a Syngenta foi parceira na criação do 1º Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores e Tratamento de Efluentes Fitossanitários em Portugal, na Cordinhã, concelho de Cantanhede, que actualmente serve 250 viticultores da região. Uma iniciativa em parceria com a Junta de Freguesia da Cordinhã.
O Heliosec faz parte do plano de compromissos da Syngenta com a agricultura sustentável — The Good Growth Plan –, através do qual a empresa ajuda os agricultores a adoptar boas práticas, a reduzir os resíduos e a proteger a água e o solo.
Agricultura e Mar