A Bagas de Portugal — Cooperativa de Pequenos Frutos organiza o III Seminário Drosófila de Asa Manchada, Drosophila suzukii, a realizar-se no próximo dia 26 de Março, a partir das 9 horas, no Auditório do Vougapark, em Paradela, Sever do Vouga. A participação é gratuita.
O encontro vai debater a influência, rentabilidade, controlo e meios de luta contra a Drosophila suzukii (Matsumura) nas explorações de pequenos frutos.
“Todas as acções são determinantes para juntos reduzirmos o impacto que esta praga ano após ano tem afectado nos nossos pomares”, refere a direcção da Bagas de Portugal.
A participação é gratuita mas de registo obrigatório através do telefone 962 864 938 ou do email geral@bagasdeportugal.pt.
Drosófila da asa manchada
A drosófila da asa manchada, Drosophila suzukii (Matsumura), é uma praga polífaga que ataca diversos hospedeiros e tem alto poder de disseminação. Esta praga causa prejuízos em muitas culturas, com particular incidência em pequenos frutos, explica a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).
Foi descrita em 1931 por Matsumura e os primeiros estragos ocorreram no Japão. A sua expansão para o continente americano e europeu deu-se, em simultâneo, no ano de 2008, seguida de forte dispersão pelos dois continentes.
Em Portugal, as primeiras detecções tiveram lugar no ano de 2012, na região de Odemira. Em 2013 foi registada a sua presença na região Centro em diospireiro e em mirtilo. O ano 2014 foi marcado por severos ataques nas principais zonas de produção de pequenos frutos e, desde então e sempre que as condições são favoráveis ao desenvolvimento da praga, que os prejuízos para o sector têm sido avultados.
Programa
9h00 – Acreditação
9h30 – Sessão de Abertura
Presidente da BDP e Presidente da Câmara Municipal
10h00 – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
Eng. Sérgio Martins
11h00 – Pausa para Café
11h15 – Asfertglobal
Eng. Pedro Sebastião
12h15 – Encerramento
Agricultura e Mar