Início / Agenda / Anpromis: Congresso Nacional do Milho marcado para 23 e 24 de Março em Santarém

Anpromis: Congresso Nacional do Milho marcado para 23 e 24 de Março em Santarém

O Congresso Nacional do Milho regressa a 23 e 24 de Março para a sua XIII edição, a realizar no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A importância da gestão integrada dos recursos hídricos, os novos desafios da alimentação, os mercados mundiais das matérias-primas, o papel da agricultura no modelo de desenvolvimento socioeconómico português e a agricultura portuguesa na Política Agrícola Comum (PAC) pós-2022 são os grandes temas em debate neste fórum do sector agroalimentar.

É num “cenário desafiante, mas de optimismo” que a fileira do milho se reúne para debater os desafios futuros da agricultura com líderes de opinião, analistas, investigadores e responsáveis políticos nacionais e internacionais, refere uma nota de agenda da organização, a cargo da Anpromis – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo.

Custo dos factores de produção e a situação de seca

A subida do custo dos factores de produção e a situação de seca que assola o território nacional colocam grandes desafios aos produtores de milho e aos agricultores em geral. Em dois painéis distintos serão analisadas as perspectivas futuras dos mercados mundiais das matérias-primas agrícolas e a gestão da água em cenário de alterações climáticas, olhando para o regadio e o armazenamento de água em Portugal “de forma desassombrada”.

A PAC pós-2022 e as suas implicações na agricultura portuguesa será também um tema incontornável neste fórum do milho, que contará com a presença de oradores em representação das entidades responsáveis pela concepção do PEPAC e das instâncias europeias que o avaliam.

“Os produtores nacionais de milho estão preparados para responder com eficiência e assertividade aos desafios que se lhes colocam na actual conjuntura, encarando com optimismo a próxima campanha agrícola, face às perspectivas de manutenção de preços elevados do milho nos mercados internacionais nos próximos anos, apesar de termos de acompanhar com especial atenção o aumento dos custos dos factores de produção entre os quais os adubos e a energia. O XIII Congresso Nacional do Milho é o palco para todos os debates sobre o futuro da fileira do milho e da agricultura nacional de regadio”, afirma o presidente da Anpromis – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, afirma Jorge Neves.

A Anpromis é um centro de apoio e informação aos produtores e suas organizações, participando, propondo, discutindo e debatendo todas as questões que afectam a produção de milho e sorgo, em Portugal.

O milho é a cultura arvense com a maior expressão em Portugal, ocupando uma área que ronda os 130 mil hectares, com uma produção média anual estimada nas 830 mil toneladas de milho para grão, o que permite que Portugal tenha uma capacidade de auto-aprovisionamento neste cereal de cerca de 35%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.