Início / Empresas / Ponte de Lima congratula-se com exclusão da Serra D´Arga da prospecção de lítio

Ponte de Lima congratula-se com exclusão da Serra D´Arga da prospecção de lítio

O Município de Ponte de Lima congratula-se com a exclusão da Serra D´Arga da prospecção, pesquisa e exploração de lítio naquela área, segundo avaliação Ambiental Estratégica promovida pela DGEG — Direcção-Geral de Energia e Geologia.

A decisão anunciada ontem, 2 de Fevereiro, pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática, concluiu que na área da Serra d’Arga “as restrições ambientais inibem a prospecção e consequente exploração” de lítio, ficando fora do futuro concurso, refere a autarquia em nota de imprensa.

Ainda segundo a análise da DGEG, na área denominada de “Arga, verifica-se que, perante a sua expectável classificação como Área Protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar.”

Para o Município de Ponte de Lima “esta é a decisão esperada e que vem ao encontro da tomada de posição da autarquia, que desde o primeiro momento estava ao lado da população, considerando que seria atentatória da qualidade de vida e do bem-estar das populações, totalmente incompatível com a estratégia definida para a Serra d’Arga, e colocaria em causa avultados investimentos públicos e privados, de âmbito material e imaterial, já realizados e outros previstos para aquela área”.

A Serra d’Arga que abrange os concelhos de Ponte de Lima, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo, está actualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estudo: UE prefere apoiar as plantas atractivas e isso pode afectar a biodiversidade

Partilhar              Um estudo internacional com Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho (UMinho, diz que Programa Life …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.