A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores informa que, depois de apresentado o referencial de certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Organização Interprofissional Filporc, no passado mês de Novembro, já é possível aderir ao projecto.
Para tal, é necessário preencher a ficha de manifestação de interesse e caracterização empresarial que pode ser descarregada clicando aqui e posteriormente remetida à FPAS para o e-mail geral@suinicultura.com.
O caderno de especificações para a produção e comercialização de carne de suíno “Bem-estar animal certificado” foi aprovado e publicado em Diário da República pelo Aviso nº 19238/2021 da sub-directora-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de 12 de Outubro de 2021 que autoriza à Filporc o direito de utilizar o caderno de especificações e o rótulo para a produção e comercialização de carne de suíno “Bem-estar Animal Certificado”.
Certificação em Bem-Estar Animal de Suínos
Segundo o Regulamento Técnico de Certificação em Bem-estar Animal, “o bem-estar animal é parte integrante do conceito de qualidade, no que diz respeito aos alimentos de origem animal. Em resposta às actuais expectativas dos consumidores e aos requisitos de mercado, pretende-se definir novas escalas e respectivos padrões de qualidade em bem-estar animal, em todo o ciclo produtivo, criando um sistema de monitorização e garantias para a adopção de 2 níveis de certificação em bem-estar animal que constarão do rótulo da carne de porco”.
Este documento, que se destina aos produtores, transportadores e responsáveis de matadouros de suínos que pretendam aderir ao sistema de certificação de bem-estar, e aos organismos de certificação, tem como base várias normas existentes para garantir e avaliar o bem-estar dos suínos no seu ciclo de produção.
Saiba mais sobre o referencial de certificação em Bem-Estar Animal de Suínos aqui.
Agricultura e Mar Actual