Início / Agricultura / Já se pode pedir a certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Filporc

Já se pode pedir a certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Filporc

A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores informa que, depois de apresentado o referencial de certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Organização Interprofissional Filporc, no passado mês de Novembro, já é possível aderir ao projecto.

Para tal, é necessário preencher a ficha de manifestação de interesse e caracterização empresarial que pode ser descarregada clicando aqui e posteriormente remetida à FPAS para o e-mail geral@suinicultura.com.

O caderno de especificações para a produção e comercialização de carne de suíno “Bem-estar animal certificado” foi aprovado e publicado em Diário da República pelo Aviso nº 19238/2021 da sub-directora-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de 12 de Outubro de 2021 que autoriza à Filporc o direito de utilizar o caderno de especificações e o rótulo para a produção e comercialização de carne de suíno “Bem-estar Animal Certificado”.

Certificação em Bem-Estar Animal de Suínos

Segundo o Regulamento Técnico de Certificação em Bem-estar Animal, “o bem-estar animal é parte integrante do conceito de qualidade, no que diz respeito aos alimentos de origem animal. Em resposta às actuais expectativas dos consumidores e aos requisitos de mercado, pretende-se definir novas escalas e respectivos padrões de qualidade em bem-estar animal, em todo o ciclo produtivo, criando um sistema de monitorização e garantias para a adopção de 2 níveis de certificação em bem-estar animal que constarão do rótulo da carne de porco”.

Este documento, que se destina aos produtores, transportadores e responsáveis de matadouros de suínos que pretendam aderir ao sistema de certificação de bem-estar, e aos organismos de certificação, tem como base várias normas existentes para garantir e avaliar o bem-estar dos suínos no seu ciclo de produção.

Saiba mais sobre o referencial de certificação em Bem-Estar Animal de Suínos aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.