Início / Empresas / Associativismo / AEP e fabricantes para a indústria automóvel firmam parceria para internacionalização

AEP e fabricantes para a indústria automóvel firmam parceria para internacionalização

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) vão passar a actuar articuladamente na internacionalização e promoção externa de um sector fortemente exportador, que no ano passado chegou, pela primeira vez, aos 8.000 milhões de euros de facturação.

É este o principal objectivo do protocolo de cooperação que as direcções das duas entidades acabam de formalizar e que irá “potenciar as sinergias” entre ambas e levar ao “desenvolvimento e concretização de iniciativas que concorram para a crescente internacionalização” das cerca de 200 empresas portuguesas que fornecem peças e componentes a fábricas e linhas de montagem de automóveis em todo o mundo.

Fruto desta parceria, as duas associações vão organizar em conjunto acções de capacitação e de informação dos fabricantes portugueses de componentes para a indústria automóvel em matérias como detecção de oportunidades de negócios e de investimento, instrumentos de apoio à internacionalização, funcionamento dos mercados externos e técnicas de exportação.

A colaboração entre a AEP e a AFIA estender-se-á à participação em feiras, missões empresariais e eventos no estrangeiro, campanhas promocionais em mercados considerados estratégicos e organização de visitas compradores internacionais a Portugal.

“A AEP tem promovido anualmente cerca de quatro dezenas de acções de promoção externa e dispõe de uma rede de contactos, como associação multi-setorial e câmara de comércio e indústria que é, em quase todos os países do mundo. É esse capital de conhecimento e de capacidade de realização que colocamos ao dispor da AFIA, para que os fabricantes portugueses de componentes para a indústria automóvel ampliem a sua presença no radar internacional da indústria 4.0 e contribuam ainda mais para o alargamento da base exportadora do país”, salienta Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP.

Por seu lado, Tomás Moreira, presidente da AFIA, refere as boas relações institucionais entre as duas instituições e realça o facto de elas saírem reforçadas com a formalização deste protocolo e a transferência, em breve, da sede da associação, actualmente em Vila Nova de Gaia, para o edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira, Matosinhos. “No âmbito da nova associação MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel, a AFIA comprometeu-se a reforçar as acções de promoção externa e apoio à internacionalização do sector. A experiência da AEP nesta área será uma mais-valia que permitirá realizar essas acções de uma forma mais eficaz e eficiente”, acrescenta.

Protocolo válido por um ano

O protocolo entre as duas instituições é válido por um ano, sendo automaticamente renovado por outro mais, no interesse das partes. Foi formalizado no início desta semana, numa cerimónia em que participaram, pela AEP, Paulo Nunes de Almeida (presidente), Angelino Ferreira (administrador executivo) e Mónica Moreira (directora da AEP Internacionalização). Representando a AFIA, estiveram o seu presidente, Tomás Moreira, Fernando Pedro Carvalho (vogal do conselho director) e Adão Ferreira (secretário técnico).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.