O Estado português vai disponibilizar a Moçambique mais 110 mil doses de vacinas contra a Covid-19, acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros.
Segundo o Executivo português, este novo lote, composto por doses da vacina Astrazeneca, chegará a 29 de Setembro a Maputo, onde será entregue pela Embaixada de Portugal às competentes autoridades moçambicanas. Com esta nova entrega, ascende a 160 mil as vacinas doadas por Portugal a Moçambique.
Esta acção decorre do “compromisso político de disponibilizar aos países africanos lusófonos e Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, estando enquadrada na segunda fase do Plano de Acção na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste”, acrescenta o Governo português.
E realça que a operacionalização desta acção é “resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Maputo, e do Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
Agricultura e ma Actual