Início / Featured / Porto de Lisboa promove Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Porto de Lisboa promove Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

A APL – Administração do Porto de Lisboa concluiu o primeiro módulo do Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, realizado em parceria com o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos, com 73 colaboradores seus, para desenvolvimento de competências técnicas que representam uma mais-valia ao nível da segurança dos próprios e da operacionalidade do serviço portuário: participaram 32 pilotos, 15 mestres, 10 motoristas e 16 marinheiros.

O curso teve início em 2019, mas foi interrompido devido ao contexto pandémico. Garantidas as condições de segurança necessárias para retomar a sua realização, foi possível concluir o primeiro módulo desta acção formativa, reforçando procedimentos em termos de segurança operacional, refere uma nota de imprensa do Porto de Lisboa.

A última semana de formação decorreu no CFPL — Centro de Formação do Porto de Lisboa, na sua componente teórica, e em Algés e Baia de Cascais, na componente prática da última sessão do “Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar”, que foi dirigida aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (mestres, motoristas e marinheiros), da Direcção de Segurança, Pilotagem e Operação Portuária.

As actividades formativas envolveram exercícios simulando o contacto, aproximado com a realidade, de situação de queda ao mar e entrada em hipotermia, aptidões de sobrevivência e de auto-salvamento no mar, resgate e recuperação de indivíduo no meio aquático, e de aquisição de competências de primeiros socorros nos acidentes mais comuns.

Encontra-se em planeamento um segundo módulo formativo, em moldes semelhantes, mas intensificando a componente vocacionada para o resgate e salvamento, contanto novamente com a cooperação do ISN e da Apibarra — Associação de Pilotos de Barra e Portos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.