Início / Empresas / Crato: aberto concurso para exploração turística da Estação Ferroviária do Vale do Peso

Crato: aberto concurso para exploração turística da Estação Ferroviária do Vale do Peso

O Município do Crato, no âmbito das comemorações da Semana do Turismo, foi palco do lançamento de seis concursos para exploração turística de imóveis do Domínio Público Ferroviário, afectos ao Programa Revive Natureza, esta terça-feira, dia 28 de Setembro.

Estes concursos, que visam a atribuição de direitos de subconcessão de estações de caminhos de ferro devolutas, com vista à sua requalificação, abrangem a Estação de Vale de Paio e do Vimieiro, ambas em Arraiolos, a Estação do Montoito, no Redondo, a Estação de Sousel, a Estação de Represas, em Beja, e a Estação de Vale do Peso, no Crato.

Estes seis imóveis incluem, para além dos edifícios de passageiros, cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes. Os interessados em requalificar e valorizar estas seis estações ferroviárias poderão apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 26 de Janeiro de 2022, refere um comunicado de imprensa da Câmara Municipal do Crato.

O evento decorreu na tarde desta terça-feira, dia 28 de Setembro, na Estação Ferroviária de Vale do Peso, um dos imóveis a concurso, e contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Helena Neves, directora-geral da IP Património, Pedro Moreira, presidente do concelho de administração da Turismo Fundos, Carlos Abade, vogal do Turismo de Portugal e presidente do conselho geral do Fundo Revive Natureza e o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva. Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato, foi o anfitrião da cerimónia.

Esta iniciativa surge após a celebração de um Acordo Preparatório entre a IP Património e o Revive Natureza, que permitiu identificar um conjunto de 26 estações de caminhos de ferro em estado de degradação, cujos direitos de uso foram transferidos para o Fundo Revive Natureza (sob a gestão da Turismo Fundos), com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de actividades económicas relacionadas com o turismo.

“É uma honra para o Município do Crato acolher o lançamento deste tipo de iniciativas que são, a meu ver, excelentes para a valorização dos territórios, nomeadamente do Interior. É importante gerar atractividade e visibilidade, aproveitando os recursos que já existem para impulsionar as regiões e requalificar a paisagem urbana dos concelhos. A Estação Ferroviária do Vale do Peso já merecia ganhar uma nova vida e será certamente um motor impulsionador para o turismo no nosso concelho”, afirma Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.

O Programa Revive Natureza é uma iniciativa cujos objectivos principais passam por recuperar imóveis devolutos, com vista a beneficiar as comunidades locais, atrair novos visitantes e criar emprego. Estes seis concursos serão os primeiros a abranger imóveis do Domínio Público Ferroviário acrescenta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.